Languiru celebra 70 anos com inauguração da sede administrativa
Nova sede está instalada junto ao Agrocenter. Prédio do Centro Administrativo foi dado em Dação de pagamento ao Sicredi Ouro Branco
No exato dia em que completa 70 anos a cooperativa Languiru deu início a uma nova etapa com a inauguração da nova sede administrativa, agora instalada no pavimento inferior do Agrocenter. O novo espaço foi pensado para evidenciar a transparência. “Esse novo espaço foi planejado para mostrar mais transparência e união tanto dos nossos colaboradores mas especialmente com nosso associado. Esse é o legado que a gente quer deixar, não esquecendo o passado mas olhando pra frente, pro futuro” destaca o presidente liquidante Paulo Roberto Birck.
Após a crise que resultou no processo de liquidação em junho de 2023, diversas negociações se estabeleceram junto ao plano de recuperação. Parte das iniciativas foi de entregar patrimônio em troca de dívidas, e assim o prédio de quatro pavimentos na Rua três de outubro, 120, foi entregue em dação de pagamento à cooperativa Sicredi Ouro Branco, que após a entrega definitiva do prédio, vai colocá-lo à venda.
História
A Cooperativa Languiru iniciou atividades em 13 de novembro de 1955, no então distrito de Languiru, pertencente ao território do município de Estrela. Hoje Languiru não é mais distrito, é um bairro do município de Teutônia, emancipado de Estrela em 1981. Desde então a cooperativa atravessou gerações, expandiu infraestrutura, ampliou plantas industriais, agregou mais associados e chega aos 70 anos em um novo momento.
Reestruturação
Após a crise que se instalou nas estruturas da entidade levando a um processo de liquidação em junho de 2023, foram empreendidos esforços da gestão e dos associados remanescentes pelo restabelecimento da cooperativa.
Com mais de 44% de credores que aderiram ao plano de renegociações e pagamentos, a dívida que chegou a ser superior a R$1,1 bilhão, já está em pouco menos de R$900 milhões. O planejamento apresentado em assembleia prevê a quitação das dívidas até 2036.
Fonte: Grupo A Hora