Caixa de contenção deve ser construída na descida da Linha Berlim, afirma prefeito de Imigrante
Iniciativa foi sinalizada pelo governo estadual após acidente com ônibus da UFSM; estrada já registrou 14 mortes em cerca de 20 anos

Uma caixa de contenção deve ser construída na descida da Linha Berlim, metros antes do local do acidente envolvendo um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no dia 4 de abril.
A tragédia deixou sete vítimas e aumentou o número de mortes já registradas na estrada, também chamada de VRS-863. Em cerca de 20 anos, foram 14 óbitos.
O ônibus da UFSM levava docentes e estudantes do curso de Paisagismo ao Cactário Horst para uma visita técnica. A principal hipótese é que o veículo tenha caído de uma ribanceira por falta de freio, mas a perícia ainda não foi finalizada.
O acidente motivou que o prefeito de Imigrante, Germano Stevens, buscasse o governo do Estado para solicitar melhorias no trecho. De acordo com ele, na reunião foi sinalizada a possibilidade de instalar a caixa de contenção.
"Não se falou em prazos. (...) Há um trecho onde é possível construir a caixa, aí tem que conversar com proprietários, existem várias burocracias", comentou Stevens em entrevista ao Troca de Ideias desta terça-feira (22).
A obra exigirá um aumento da estrada em cerca de 15 metros, para permitir o acesso de guinchos e caminhões. O trabalho deve seguir determinadas regras e tem um custo elevado, mas "é a melhor alternativa", segundo o prefeito.
Além dessa iniciativa, o trecho passará a integrar o Reconstrói através do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para que sejam feitas contenções a fim de evitar problemas diante de novos deslizamentos.
Festa de aniversário do município terá programação de 8 a 11 de maio
Os 37 anos de Imigrante serão celebrados com uma programação durante quatro dias no município.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Edson Heck, o ginásio de esportes já começa a ser preparado para receber expositores gastronômicos e comportar os shows.
A música diversificada com rock, bandinha e artistas gauchescos será voltada para toda a família. Cerca de 12 mil pessoas são esperadas no município durante os dias de evento.
Fonte: Grupo Independente