Grêmio define perfil dos reforços para o segundo semestre
Direção tricolor foca em jogadores com experiência no futebol brasileiro
Faltando um mês e meio para a abertura da janela de transferências (20 de julho), o Grêmio começa a se movimentar no mercado para reforçar o plantel de Luís Castro. Enquanto não abre negociações oficiais, o Tricolor definiu o perfil dos jogadores que pretende incorporar ao elenco no segundo semestre de 2026.
Diferentemente da primeira janela, quando gastou R$ 110,5 milhões em quatro atletas (Leonel Pérez, Juan Nardoni, Enamorado e Tetê) que precisavam de adaptação ao futebol brasileiro, o Tricolor prioriza o inverso. O foco é buscar jogadores que já tenham experiência no Brasil e, em especial, são nascidos no país. Além disso, a direção gremista vai priorizar idades intermediárias (23 a 26 anos) e, claro, que necessitem de pouco poder de investimento, já que o clube passa por uma situação financeira complicada.
Volante na mira
Dentro desse perfil, um nome do futebol gaúcho é analisado pelo departamento de futebol tricolor: Mandaca, de 24 anos, do Juventude. O volante é elogiado internamente principalmente por três pontos: pela qualidade, pelo aspecto físico e pelo bom poder de marcação.
Mandaca tem vínculo com o clube da Serra até o fim do ano. Portanto, a partir de julho, já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Até o momento, o Grêmio não abriu conversas com o Juventude, mas avalia apresentar uma proposta oficial nos próximos dias.
Desde 2023 no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, Mandaca foi alvo do Bragantino e do Vitória no início deste ano. Porém, o Juventude recusou ofertas de aproximadamente R$ 10 milhões. O passe do volante é dividido em três partes: 40% do Ju, 40% do Corinthians e 20% Centro Sportivo Paraibano, formador do atleta.
Lateral descartado
Alvo do Tricolor no final da última janela, o lateral-direito Gastón Martirena, de 26 anos, do Racing, está praticamente descartado. O uruguaio não se encaixa no perfil definido pelo clube, que pretende buscar um atleta brasileiro para a posição.
Fonte: Correio do Povo