Safra da soja terá queda de quase 10% no Vale do Taquari
Falta de chuva antecipou a colheita em muitas propriedades e derrubou a produtividade. Média na região será de 46 sacas por hectare

A colheita da soja no Vale do Taquari entra na reta final de forma antecipada, pressionada pelos efeitos da estiagem prolongada que afetou o desenvolvimento das lavouras. Segundo a Emater, cerca de 90% da área já foi colhida, e a expectativa é de que o trabalho seja concluído antes do fim de abril, mais cedo do que o habitual.
Conforme o gerente regional da Emater, Cristiano Carlos Laste, a falta de chuvas durante o período crítico de desenvolvimento da cultura acelerou o ciclo da planta. Na região de abrangência da Emater, a queda será de 8,7%.
“Essas lavouras, praticamente pela falta de umidade, fecharam o ciclo antes. Nós estamos julgando em torno de 40 sacas por hectare de média, mas tem áreas colhendo 30. Outros municípios, que receberam chuvas esparsas em janeiro e fevereiro, chegam a 70, 80 sacas. Mas a realidade da maioria não é essa”, explica.
A média estimada para a região é de cerca de 2,8 mil quilos por hectare, equivalente a 46 sacas. No entanto, a produção varia consideravelmente entre propriedades e municípios. Na safra anterior (2023/2024), a produtividade foi de 3,3 mil quilos por hectare.
Falta de chuva
Em propriedades como a de Luan e Jair Brentano, na localidade de Cascalheira, em Arroio do Meio, a média ficou entre 36 e 38 sacas por hectare. “A falta de chuva e o excesso de calor atrapalharam o desenvolvimento da lavoura na época de floração e enchimento dos grãos”, destaca Luan.
A Emater no RS projeta uma queda de 17% na safra estadual em razão da estiagem. Na região dos 55 municípios do Vale do Taquari e Caí, a área plantada foi de 24.435 hectares, com colheita estimada em 68,4 mil toneladas.
Conforme Brentano, além da seca, os reflexos da enchente do último ano ainda são sentidos em diversas áreas, onde o solo não foi totalmente recuperado e restos de materiais se acumularam nas lavouras, prejudicando o desenvolvimento das plantas.
NÚMEROS DA SAFRA 2024/2025
Vale do Taquari e Rio Pardo
Área plantada – 24.435 hectares
Produtividade – 2.801 kg/ha
Produção estimada – 68.442 toneladas
Fonte: Grupo A Hora