cover
Tocando Agora:

Estudo da Bacia Taquari-Antas que indicará necessidade de obras está em fase de licitação

Análise deve apontar obras estruturantes e não estruturantes ao longo do rio e levará três anos para ser concluída

Estudo da Bacia Taquari-Antas que indicará necessidade de obras está em fase de licitação
Foto: Rádio Independente / Arquivo

Um ano após a grande enchente de maio, a atenção de órgãos como o Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas se voltou à prevenção de novas tragédias.

No programa Troca de Ideias desta terça-feira (29), a presidente do Comitê, Maria do Carmo Quissini falou que a entidade tem como prioridade avançar em dois pontos.

O primeiro deles é o estudo de toda a bacia, que está em fase de licitação no governo federal. "O estudo vai apontar o que precisa construir, que obras são necessárias, onde não se pode mais ocupar, quais são as zonas de arraste, zonas de impacto", explica Maria.

O estudo é intitulado "Estudos e Projetos de Engenharia para Obras e Intervenções de Minimização do Efeito das Cheias na Bacia Taquari-Antas" e vai indicar a necessidade de diques, barragens, proteção da vegetação com concreto ou não, dentre outras medidas.

Ainda não há uma projeção de valores para fazer a análise, mas Maria afirma que "tudo que o estudo apontar nós teremos que buscar" e que ele deve ficar pronto em três anos.

A segunda prioridade é firmar um termo de referência para pagamento de serviços ambientais, programa que remunera pessoas que preservam suas áreas. O sistema será aplicado na unidade do comitê do Carreiro, que abrange 18 municípios.

Enquanto isso, a presidente do comitê destaca que os municípios estão engajados em participar de programas criados pelos governos estadual e federal, a fim de adiantar a prevenção para o caso de novas enchentes.


Fonte: Grupo Independente