cover
Tocando Agora:

Vale do Taquari soma nove óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave no ano

Em comparação ao mesmo período do ano passado, a região apresenta uma redução

Vale do Taquari soma nove óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave no ano
Foto: Freepik / Ilustrativa

O Rio Grande do Sul decretou emergência em saúde pública com foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças, nesta segunda-feira (19). A medida foi adotada diante do aumento expressivo de casos e da demanda nos serviços de emergência, com filas de espera, o que representa elevado risco à população.

No Vale do Taquari o cenário não é tão preocupante. De acordo com o Boletim Epidemiológico, emitido pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, até o momento, 186 pessoas precisaram ser hospitalizadas, sendo 37 casos de vírus sincicial respiratório (VSR), 34 de rinovírus, 17 de covid-19, 12 de influenza, 4 de adenovírus e os demais 82 de SRAG não especificada. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a região apresenta uma redução, isso porque, conforme o boletim da mesma semana de 2024, o Vale registrava 228 casos, o que corresponde a uma queda de 18,42%.

Ainda conforme o boletim, do total de hospitalizados, 81 (44%) são idosos. Além disso, 106 (57%) apresentaram pelo menos um fator de comorbidade e 39 pacientes (21%) necessitaram de leito de

Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Até aqui, oito pessoas morreram na região por Srag: seis idosos e duas crianças. Os óbitos são de Lajeado, 3, sendo um bebê de 1 ano e dois idosos de 66 e 90 anos; uma pessoa de Anta Gorda, sem idade detalhada; um bebê de um ano de Cruzeiro do Sul; um idoso de 82 anos de Estrela; outro de 81 anos, de Santa Clara do Sul; e um paciente de Teutônia também sem idade especificada. Um caso de Lajeado, de um idoso de 87 anos, ainda não foi contabilizado no boletim, o que deve ocorrer nos próximos dias.

A reportagem da Rádio Independente entrou em contato com as duas principais casas de saúde da região. No Hospital Bruno Born, sete pessoas estão internadas por conta de alguma síndrome respiratória. Tratam-se de cinco crianças e dois adultos. Outros sete pacientes estão na ala de internação comum. Conforme a casa de, os números representam um aumento de 23% em relação ao mês anterior. Já no hospital de Estrela, são 8 pacientes internados, sendo 5 adultos e 3 crianças.


Fonte: Grupo Independente