Comitiva do MEC e da Unesco visita escola em Lajeado para conhecer práticas de Justiça Restaurativa
Experiências da EEEM Santo Antônio são referência no combate à violência e promoção da cultura de paz

Na manhã desta sexta-feira (4), a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, em Lajeado, recebeu uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) e da Unesco. A visita foi articulada pelo Pacto Lajeado Pela Paz, com o objetivo de apresentar as experiências e boas práticas de Justiça Restaurativa desenvolvidas no município.
Logo na chegada, os visitantes foram recepcionados pelos alunos com abraços, música e mimos, em um momento marcado pela acolhida e pela emoção.
Em seguida, a comitiva conheceu a estrutura da escola e participou de uma reunião com a equipe pedagógica, onde foram apresentadas, na prática, as iniciativas voltadas à construção de uma cultura de paz e à prevenção da violência no ambiente escolar.
A visita faz parte do Programa Escola que Protege, coordenado pelo MEC com apoio técnico da Unesco. A iniciativa busca identificar e incentivar ações exemplares que possam servir de referência para outras redes de ensino no país.
A diretora da escola, Andréa Reckziegel, destacou a transformação gerada pela implantação do projeto.
“A nossa instituição vem de uma crescente de formação de vínculos reais e de crescimento pedagógico. A Justiça Restaurativa e o projeto ‘Escola Restaurativa’ têm agregado muito. Tanto é que nossos índices de violência diminuíram bastante e a nossa forma de lidar com os conflitos tem trazido efeitos positivos”, afirmou.
A secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, também acompanhou a visita e reforçou a escolha de Lajeado como referência em boas práticas escolares.
“Lajeado foi escolhida para receber a comitiva porque tem, junto com a comunidade, o Pacto Lajeado Pela Paz. Nós viemos conhecer a escola porque vocês são uma Escola Restaurativa, com práticas de boa convivência, relações de amizade, respeito, empatia, amor e carinho. E tudo isso é importante porque ajuda, inclusive, o aluno a aprender mais”, destacou.
O desembargador Leoberto Brancher, idealizador da Justiça Restaurativa no Brasil, também participou da atividade. Em sua fala, ele destacou a transformação vivida pela escola.
“Falo do coração, porque estamos vivendo esse momento de acolhida por essa escola que, conforme relatos, está em um bairro que já teve muitos problemas de domínio da criminalidade. Era uma escola cercada por grades, que parecia um presídio. E hoje, ao chegarmos aqui e vermos essa escola colorida, alegre, com crianças cantando não é apenas uma figuração. A energia que vibra dentro desta escola é viva e autêntica.”
Brancher ainda ressaltou que a Justiça Restaurativa é um método baseado em práticas reais e que a articulação do Pacto Lajeado Pela Paz tem sido essencial para a construção de redes de apoio.
As atividades continuam no período da tarde, no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá).
Fonte: Grupo Independente