Estado aguarda estudo técnico para reservar recursos de nova ponte
Levantamento, segundo Leite, permite identificar o melhor traçado, considerando fatores como viabilidade econômica, menor impacto ambiental e menores custos operacionais

Nas últimas semanas, dois projetos de novas travessias sobre o rio Taquari foram apresentados. Um ligando Cruzeiro do Sul a Estrela, e outro conectando Lajeado a Estrela. Juntos, conforme os documentos preliminares dos idealizadores, os investimentos estimados somam cerca de R$ 400 milhões.
Apesar do interesse público e político nas propostas, o governador Eduardo Leite afirmou que, no momento, os projetos ainda não são considerados em nível executivo. “São estudos iniciais, com estimativas baseadas em planilhas e tabelas. Não são projetos aplicados efetivamente ao local, com base em análises de viabilidade técnica, econômica e ambiental”, explica.
Para avançar na análise, o governo estadual encomendou a realização de uma análise técnica. Segundo Leite, o objetivo é ter clareza sobre as reais possibilidades de implementação da obra. “Tenho interesse em fazer uma nova ponte e pretendo reservar o valor da obra com base nos resultados desse estudo”, afirmou.
O levantamento, segundo ele, permitirá identificar o melhor traçado, considerando fatores como viabilidade econômica, menor impacto ambiental e menores custos operacionais. “O estudo apontará se a ponte é viável naquele trecho, se causa menos interferência ambiental e se está em uma área que exige menos desapropriações, por exemplo. Uma travessia em área urbana tende a ter desapropriações mais caras”, salienta.
Leite também revelou ter recebido recentemente a prefeita de Estrela, Karine Schwingel, para tratar do tema. “Quando as pessoas enxergam que há uma possibilidade concreta de recurso, é natural que defendam a proposta. Mas é preciso garantir que seja uma obra justificável. Não posso aportar R$ 400 milhões em algo que não tenha solidez técnica”, finaliza.
Fonte: Grupo A Hora