cover
Tocando Agora:

Um terço dos agentes de trânsito são reprovados no teste psicotécnico para a guarda municipal de Lajeado

Vinte e três profissionais seguem no curso de formação e expectativa é que concurso para novos agentes

Um terço dos agentes de trânsito são reprovados no teste psicotécnico para a guarda municipal de Lajeado
Vinícius Renner (Foto: Gilson Lussani)

Vinte e três fiscais de trânsito de Lajeado seguem realizando o curso para integrarem a Guarda Civil Municipal. Eles ainda terão que passar por várias etapas eliminatórias até chegar a formação que prevê o porte e manuseio de arma. O diretor, Vinícius Renner Galvani, concedeu entrevista ao programa Troca de Ideias desta segunda-feira (7) e relatou que onze fiscais não passaram no teste psicotécnico e seguirão atuando na parte do trânsito. Como o objetivo é que a guarda seja composta por até 50 profissionais, a expectativa é que um concurso público seja lançado ainda em 2025.

Iniciado no dia 10 de março, o Curso de Formação de Agentes da Guarda Civil Municipal de Lajeado desclassificou um terço dos fiscais de trânsito inscritos. Dos 34 profissionais que iniciaram a qualificação, onze foram desqualificados. Eles não passaram no teste psicotécnico, realizado em duas oportunidades. “Não apresentaram a condição que é exigida para a questão de porte e manuseio de arma. Essa legislação é federal e isso é de competência da Polícia Federal”, considerou Renner.

O diretor da Guarda Civil Municipal ressaltou a idoneidade dos testes, aplicados por profissionais cadastrados na Polícia Federal. “Eles foram avaliados por profissionais de excelente qualificação e cadastrados junto à Polícia Federal. Então não compete a nós discussão nenhuma. Só cumprir”, afirmou. Os desclassificados seguirão atuando como fiscais de trânsito.

Os demais 23 que prosseguem realizando o curso ainda precisarão passar por etapas eliminatórias, como testes físicos e outras provas. Os que conseguirem finalizar a formação irão começar a atuar como guarda civil municipal ainda este ano, no mais tardar em dezembro.

Como a intenção do município é possuir até 50 integrantes na guarda, um concurso público será aberto para o preenchimento das demais vagas. “Gostaria que esse edital saísse no segundo semestre, para que esse concurso fosse realizado no final desse ano, o mais tardar, e no ano que vem iniciasse o curso para que a gente tivesse a possibilidade de contar com esses profissionais ao longo de 2026”, relatou.


Fonte: Grupo Independente