cover
Tocando Agora:

RS lidera ranking de escolas estaduais entre as melhores do Enem 2024

Escola 25 de Maio, de Imigrante, figura na lista

RS lidera ranking de escolas estaduais entre as melhores do Enem 2024
Crédito: Dani Ferreira/Divulgação

O RS é o Estado com maior número de escolas estaduais entre as 50 melhores notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, considerando instituições de acesso universal — aquelas que não realizam processo seletivo para ingresso dos alunos. Ao todo, 12 escolas gaúchas figuram na lista nacional.

Entre elas estão:

Escola Guilherme Exner (Presidente Lucena)

Escola Dante Grossi (Garibaldi)

Escola 25 de Maio (Imigrante)

Escola Antônio Stella (Ibiraiaras)

Escola 20 de Setembro (Caiçara)

Escola Costa e Silva (Áurea)

Escola 10 de Setembro (Dois Irmãos)

Escola Fernando Ferrari (Campo Bom)

Escola São Pio X (Farroupilha)

Escola Dionísio Lothario Chassot (Tapera)

Escola Ildefonso Simões Lopes (Osório)

Escola João XXIII (Campina das Missões)


O destaque ficou com a Escola Estadual Guilherme Exner, de Presidente Lucena, que alcançou a média de 632,8 pontos, o maior desempenho entre todas as instituições públicas do País sem processo seletivo.

Já no grupo das escolas que aplicam seleção para ingresso, o Colégio Tiradentes de Ijuí obteve a melhor nota do Brasil entre as estaduais.

Crescimento da participação no exame

O Estado também registrou participação recorde no Enem 2024. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 70.429 concluintes do ensino médio em escolas públicas gaúchas se inscreveram para a prova, o equivalente a 89% dos formandos.

Em 2023, esse número havia sido de cerca de 26 mil inscritos, quase três vezes menos. Em comparação a 2021, o número de estudantes que realizaram o exame praticamente triplicou. O total de participantes também foi 75% superior à média de 2022 e 2023.

Mesmo com a ampliação expressiva no número de candidatos, a rede estadual do RS alcançou a segunda melhor média de desempenho entre as estaduais do País.

Para aumentar a participação, a Secretaria da Educação lançou a campanha “Vamo pra Cima”, com ações de mobilização nas escolas.


Fonte: Grupo A Hora