Prefeitura de Santa Clara informa possível caso de meningite em escola municipal
Secretaria de Educação fará reunião com os pais e responsáveis dos alunos da turma para esclarecer os procedimentos adequados, como a aplicação de medicação preventiva

O município de Santa Clara do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, informou na tarde desta quinta-feira (11), através de nota, sobre a detecção de possível caso de meningite bacteriana em uma criança matriculada na rede pública municipal. Segundo a administração, o nome da criança ou do educandário não foram divulgados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ainda conforme nota da prefeitura, “a Secretaria de Saúde de Santa Clara está acompanhando de perto a situação, prestando todo o suporte e orientação necessário à família envolvida, além de adotar as medidas preventivas recomendadas”. A Secretaria de Educação promoverá reunião nesta quinta com os pais e responsáveis dos alunos da turma para esclarecer os procedimentos adequados, como a aplicação de medicação preventiva que será disponibilizada gratuitamente pelo município.
“Trata-se de uma quimioprofilaxia, que será disponibilizada para as crianças que tiveram contato muito próximo e prolongado com o caso suspeito; professores e cuidadores diretamente envolvidos; e familiares que residem na mesma casa. O tratamento não irá interferir na rotina escolar e familiar”, diz a nota.
A administração destaca ainda que uma das maneiras mais eficazes de proteção é a vacinação, disponível gratuitamente na UBS.
Sobre a meningite bacteriana
A meningite bacteriana é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Apesar de ser uma doença grave, quando diagnosticada e tratada precocemente, a maioria das crianças evolui bem.
Formas de transmissão
A doença pode ser transmitida pelo contato próximo e prolongado com secreções da boca e nariz (saliva, tosse, espirro). Por isso, em ambientes como creches e escolas, os contatos próximos devem ser monitorados por até dez dias.
Sinais de alerta
É fundamental procurar atendimento médico imediato se a criança apresentar: febre alta de início súbito; dor de cabeça intensa; vômitos frequentes; rigidez na nuca ou dor ao movimentar a cabeça; sonolência excessiva ou confusão mental; choro intenso sem motivo aparente (irritabilidade).
Fonte: Grupo Independente