cover
Tocando Agora:

Mano está pressionado mais uma vez no Grêmio

Segunda passagem do técnico tem sido de percalços. Aproveitamento em Gre-Nal na primeira foi de 50%

Mano está pressionado mais uma vez no Grêmio
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP

O Gre-Nal 448 deverá ser decisivo para a continuidade ou não de Mano Menezes no Grêmio. Uma derrota para o Inter, aliado à proximidade do Tricolor da zona de rebaixamento, que hoje é de apenas três pontos, pode acarretar em mudanças importantes no vestiário do clube.

A situação atual de pressão vivida pelo treinador não é nenhuma novidade nesta segunda passagem pelo Grêmio. Há um pouco mais de um mês, Mano via o Tricolor ser derrotado pelo lanterna Sport, na Arena, e, consequentemente, um “ultimato” era dado pela direção. Na rodada seguinte, em Belo Horizonte, um novo resultado negativo, contra o Atlético Mineiro, acarretaria na sua demissão.

A pressão era tanta que até uma emboscada de alguns torcedores a delegação gremista sofreu ao chegar no Aeroporto Salgado Filho para embarcar à capital mineira. Na ocasião, o segurança Fernandão foi agredido e registrou um boletim de ocorrência. Mesmo com todo esse ambiente negativo, o Tricolor venceu o Galo de virada por 3 a 1, dando fôlego a Mano Menezes no comando técnico.

Agora, a situação pode ser equiparada, mas com um peso maior, já que o próximo compromisso é um clássico na casa do rival. Após a derrota na Arena para o Mirassol, o Grêmio vai ao Beira-Rio com a missão de voltar a derrotar o Inter depois de oito clássicos. A última vez que o Tricolor saiu vitorioso foi há mais de dois anos. No dia 21 de maio de 2023, os comandados de Renato Portaluppi venceram o Colorado por 3 a 1, em casa. Desde então, são cinco derrotas e três empates nos Gre-Nais.

O Gre-Nal será o primeiro de Mano nesse retorno ao Grêmio. Na primeira passagem, entre 2005 e 2007, o técnico comandou o clube em seis clássicos, com duas vitórias, três empates e apenas uma derrota. O aproveitamento foi de 50%.

Para retomar o caminho das vitórias e superar a pressão novamente, Mano Menezes conta com a volta de jogadores importantes, como Marcos Rocha e Carlos Vinícius, e a estreia de Willian. “Com exceção de Braithwaite, os outros jogadores vão estar à disposição. Quando se tem à disposição e tem uma semana, a tendência é apresentar um jogo melhor, que apresentamos contra o Flamengo, contra o Atlético-MG, que acho que já foi melhor. Acho que a estreia de Arthur foi uma coisa boa, a confirmação de Noriega foi uma coisa boa, acho que vamos por aí”, projetou o comandante na coletiva após a derrota para o Mirassol, no último sábado.

Até enfrentar o Inter no domingo, Mano vai comandar mais quatro sessões de treinos, no CT Presidente Luiz Carvalho. A atividade de sábado pela manhã vai definir a equipe que começará o clássico no dia seguinte, às 17h30min, no Beira-Rio.


Fonte: Correio do Povo