cover
Tocando Agora:

Dilema da lateral direita volta à pauta do Grêmio

Sem Marcos Rocha, Gustavo Martins improvisado e João Lucas disputam a posição concorrida em 2025

Dilema da lateral direita volta à pauta do Grêmio
Foto : Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP

Mano Menezes vai reviver nas próximos rodadas do Campeonato Brasileiro um velho problema para armar a equipe do Grêmio: a lateral direita. Com a lesão muscular confirmada de Marcos Rocha, o treinador terá que escolher entre um zagueiro improvisado, Gustavo Martins, e um lateral que não deslanchou com a camisa tricolor neste ano, João Lucas.

Marcos Rocha foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa esquerda de Grau II-A. Como de praxe, o Tricolor não divulgou o tempo de recuperação, porém a tendência é de que ele possa retornar aos gramados nas últimas três ou quatro rodadas da competição nacional. Ou seja, em partidas na segunda metade do mês de novembro.

Até lá, o Tricolor vai entrar em campo em cinco ou seis oportunidades durante a reta final do Brasileirão: Juventude (C), Corinthians (F), Cruzeiro (C), Fortaleza (F), Vasco (C) e Botafogo (F). Nesses duelos, Mano terá que definir entre Gustavo Martins e João Lucas. A outra opção, porém bem mais remota, é a improvisação de Camilo, que já atuou no setor e foi mal na derrota para o Sport, na Arena.

Gustavo Martins desponta como o favorito a ganhar essa disputa. Na goleada sofrida para o Bahia, inclusive, o zagueiro foi deslocado para atuar na lateral, quando Marcos Rocha foi substituído em função da lesão muscular, aos 16 minutos do primeiro tempo em Salvador. Na reta final do jogo, João Lucas foi a campo e Martins voltou para formar dupla de zaga.

Neste ano, o zagueiro já disputou 28 partidas com a camisa gremista e marcou quatro gols. Após João Pedro sofrer uma fratura no tornozelo esquerdo em maio, o defensor foi utilizado por Mano Menezes como lateral em algumas oportunidades, sendo importante também no ataque com gols de cabeça. As seguidas improvisações contribuíram para o Tricolor ir ao mercado para trazer Marcos Rocha, em agosto.

Contratado no início desta temporada, João Lucas ainda não conseguiu ter um bom desempenho na Arena. Prova disso são os números: ele disputou apenas 14 jogos, sendo apenas cinco como titular. A última vez que começou desde o início foi no dia 2 de agosto, na derrota para o Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Titular da posição desde 2023, João Pedro só volta a atuar no próximo ano.


Fonte: Correio do Povo